PAULO FLORES
SANTA MARIA – Rio Grande do Sul
Biografia originalmente publicada em 1985:
Nasceu em Santiago (RS) em 18/01/1958.
Escreve desde os 15 anos. Em 1983 ganhou o Concurso Literário “Vinicius de Moraes”, concurso este promovido pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição; )FIC) com a poesia, a tônica da crônica “Enchente”. Em 1984 ganhei novamente este concurso, com a poesia “O Poeta e Seu Tempo”, recitada no “Nossas Expressões”, para um público de 40.000 pessoas. O “Nossas Expressões” é promovido pelo Diretório Central de Estudantes (DCVE) da Universidade Federal de Santa Maria. Tem ainda Menções Honrosas no Concurso Felipe d´Oliveira, promovido pela Secretaria de Educação e Cultura do Município de Santa Maria, ano de 1983.
ANTOLOGIA POÉTICA DE CIDADES BRASILEIRAS. Rio de Janeiro, DF: Shogun Editora e Arte Ltda, 1985. 118 p. Coordenação editorial: Christina Oiticica.
[Este exemplar foi doado por Rogério Guimarães Oliveira, que tem seu poema na p. 30, para a biblioteca da Caixa Econômica, de Brasília, em 1985. A empresa se desfez do acervo e este exemplar foi para a livraria “sebo” de nosso amigo José Jorge Leite de Brito, que por sua vez nos doou um lote de livros para ajudar na montagem de nosso Portal de Poesia Ibero-americana, em 2021.]
HOJE
Hoje.
é um pouco de ontem,
consome o tempo
consome o homem.
Consome,
meu povo,
cá está ele sofrendo
de novo.
Assim,
é hoje,
um hoje que foge
das mãos
de quem fica,
fica a memória dos anos
que nos manda recado
e nos abana de longe.
*
VEJA e LEIA também outros poetas do RIO GRANDE DO SUL em nosso Portal:
http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_brasis/rio_grade_sul/rio_grande_sul.html
Página publicada em março de 2021
|